sexta-feira, 31 de julho de 2009

Historia da Igreja Batista Betel


Jesus Cristo é o fundador desta Igreja. Em seus primeiros cem anos, teve como líderes os apóstolos e discípulos de Jesus. Mesmo sendo perseguida pelo Judaísmo e pelo paganismo, e tendo seus membros mortos de diversas formas, a Igreja penetra em todo o Império Romano por mais de dois séculos, também atingindo parte da Europa e da Ásia. Algumas igrejas, contaminadas por pessoas não convertidas de fato, já caminhavam para o erro do legalismo, cerimonialismo e governo, como Paulo demonstra em suas cartas, ainda no início. A divisão se torna mais evidente após o terceiro século, quando Constantino faz união entre igreja e Estado. Como as verdadeiras Igrejas de Jesus, perseguidas por defenderem os ensinos segundo a Palavra de Deus, não aderiram a este casamento, foram ainda mais perseguidas, agora pelo Império Romano, “Cristãos”, Judaísmo e paganismo. A verdadeira igreja não admitia ensinamentos como regeneração batismal, batismo infantil, mariolatria, imagens de escultura, purgatório, indulgências, mas sim a salvação pela graça, através da fé, e por isso, a cada dia, eram mais e mais perseguidas. Foram mortos aproximadamente 50.000.000 de cristãos em 13 séculos.
Mas, a Igreja permaneceu viva, vindo, então, os reformadores, ajudados por cristãos ainda perseguidos, os quais receberam apelidos como montanhistas, tertulianos, novacianos, poterianos, puritanos, donatistas e cátaros. Um destes grupos foi apelidado de ANABATISTAS, que quer dizer rebatizadores, justamente por não aceitarem outra forma de batismo que não seja o bíblico. Todos que se convertiam tinha que ser novamente batizados, por isso receberam este codinome. Entre os séculos XVI e XVII, cai o prefixo ANA, passando a serem chamados apenas de BATISTAS. Em alguns países como Suíça, Alemanha, Holanda, Bélgica e Inglaterra (onde ouve a primeira liberdade de culto em 1688) começaram a surgir nomes importantes como João Wesley (1703), Carlos Wesley (1708), George Witfeld (1714) e João Bunyan (escritor de “O Peregrino”). Igrejas inteiras migraram para a América (EUA), mas ainda tiveram de lutar muito por liberdade.
Roger Willians e João Clark, depois de muitas lutas, conseguem organizar as duas primeiras igrejas batistas na América, na colônia Rode Island, em 1638. Depois de muitos anos, os americanos enviaram o primeiro missionário para o exterior, chamado Judson. A Igreja de Cristo chega ao Brasil e, na Bahia, é fundada a Primeira Igreja Batista do Brasil, em 1882, e depois a Primeira Igreja Batista do Rio de Janeiro, em 1882, vindo para a região Norte, através do pioneiro Eurico Alfredo Nelson, conhecido como apóstolo da Amazônia. Eurico fundou a Primeira Igreja Batista de Belém, em 1897. Depois, subiu o Rio Amazonas e fundou a Primeira Igreja Batista de Manaus, em 1900.
Mas é de Benton, no Kentucky (EUA), que sai um missionário por nome Joseph Franklin Brandon, saindo de NY em 23 outubro de 1923 com destino à Belém, patrocinado pelo grupo de igrejas batistas AMAZON VALLEY BAPTIST FAITH MISSION. Depois de trabalhar alguns anos com Nelson, subiu o Rio Solimões até o Juruá, para uma cidade chamada Cruzeiro do Sul, onde chegou em 12 de outubro de 1926, organizando a Primeira Igreja Batista de Cruzeiro do Sul, em 1929. Usando um barco por nome Peregrino, leva o Evangelho ao diversos rios da região. Auxiliado por Miguel Ibernon, um dos primeiros convertidos, organiza uma congregação no Paraná do Ipiranga (colocação do Seringal Barão do Rio Branco), rio Moa, em 1950. A base desta congregação muda-se para o Seringal Peri Peri, mais acima do mesmo rio Moa. Em 1962, é organizada a Igreja Batista Betel, com 20 membros, tendo confirmado como primeiro pastor, Luiz Lopes da Silva, o qual já estava responsável pelo trabalho, sendo auxiliado pela missionária americana Donis May, que veio com 17 anos para servir em Cruzeiro do Sul e foi diretamente para Peri Peri, onde residiu entre os anos de 1958 a 1975. Porém, com o declínio da borracha, os seringais já não tinham perspectivas. Quase todos os membros migraram para Cruzeiro do Sul, nas décadas de 70 e 80, congregando em diversas igrejas batistas. Mas a graça e o amor de Deus nos proporcionou um reavivamento. Nos reunimos em residências por mais de três anos e, então, Deus nos abençoou com nosso templo atual, em 2004.

Um comentário:

  1. Pastor peço oração na minha vida fisica,financeira, material e patrimonial ; pra jesus fazer uma operação de milagre urgentemente, pois minha vida está um caos!
    Preciso de uma solução urgente! ore pra jesus abrir grandes porta de prosperidades em minha vida pois vivo numa situação lastimável não posso continuar nesta situação de pobreza e sujeição e submissão, necessito de um grande milagre em nome de jesus ore pra jesus curar meu sangue e minha circulação sanguínea, corrente sanguina, pressão sanguina. Pressão arterial,coraçao,rins,figado,baçp,pancreas ore pra jesus realizar uma grande operação de milagre urgente eu estou precisando de suas orações urgente ore por minha saúde física pra jesus me curar urgente e restituir a minha saúde do meu corpo e dos meus órgãos internos:pulmoes,coração,plêura,basso,figado,pancreas,olhos,sangue,apendice,coluna,vesicula,estomago,intesino,estomago,cerebro, bexiga,ureta,sistema nervoso, circulação sanguina e todos meus órgãos em nome de jesus que o senhor jesus faça uma operação de milagres urgente em minha vida eu preciso de um grande milagre má minha vida financeira e material ore por esta causa do inss:015488/0286201550 ore por Ismael Paulo mendes cunha, ore po:francisca geusilene costa mendes cunha, Raquel mendes cunha,fr.juliene mendes silva,isac efron silva da costa, que o senhor venha fazer maravilhas no nosso meio amém senhor cura-me socorro-me urgente em nome de jesus meu nome: Jose rocha da cunha júnior/ celular:88-97249795

    ResponderExcluir